Procura

PedagogiaA construção do conhecimento: papel do educador do educando e da sociedade (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 168

  • (IMPARH 2021)

Conforme Isabel Solé*, as estratégias de leitura, realizadas antes, durante e depois das atividades com esse fim, “ajudam o estudante a utilizar o conhecimento prévio, a realizar inferências para interpretar o texto, a identificar as coisas que não entende e esclarecê-las para que possa retrabalhar a informação encontrada por meio de sublinhados e anotações ou num pequeno resumo, por exemplo”. A etapa de construção de novos conhecimentos, consequência do entendimento do texto, segundo a autora espanhola, se mostra pouca efetiva, uma vez que:
* Inhttps://novaescola.org.br/conteudo/304/para-isabel-sole-a-leitura-exige-motivacao-objetivos-claros-e-estrategias (acesso em 13/03/2021).



A) é raro discutir a leitura como um meio para a aquisição desses novos conhecimentos, pois, apesar de a leitura ser uma habilidade adquirida, aprendida, há pouca reflexão sobre ela com o fim de aprender.

B) pode ser observado que os alunos apresentam a habilidade de ler, por conseguinte se mostram capazes de atribuir sentido ao objeto da leitura, no entanto não se geram novos conhecimentos.

C) o ato de ler um texto em sala de aula implica necessariamente a habilidade de processar a informação nele contida para, consequentemente, produzir novos conhecimentos.

D) a aquisição de novos conhecimentos representa o resultado automático do domínio dos códigos de leitura e a compreensão leitora no ambiente escolar.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 169

Vamos para o Anterior: Exercício 167

Tente Este: Exercício 291

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.62ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.77ms))((ts_substr_c=2.78ms))((ts_substr_im=1.06ms))
((total= 10ms))