PedagogiaA construção do conhecimento: papel do educador do educando e da sociedade (2)
- (IMPARH 2021)
Conforme Isabel Solé*, as estratégias de leitura, realizadas antes, durante e depois das atividades com esse fim, “ajudam o estudante a utilizar o conhecimento prévio, a realizar inferências para interpretar o texto, a identificar as coisas que não entende e esclarecê-las para que possa retrabalhar a informação encontrada por meio de sublinhados e anotações ou num pequeno resumo, por exemplo”. A etapa de construção de novos conhecimentos, consequência do entendimento do texto, segundo a autora espanhola, se mostra pouca efetiva, uma vez que:
* Inhttps://novaescola.org.br/conteudo/304/para-isabel-sole-a-leitura-exige-motivacao-objetivos-claros-e-estrategias (acesso em 13/03/2021).
A) é raro discutir a leitura como um meio para a aquisição desses novos conhecimentos, pois, apesar de a leitura ser uma habilidade adquirida, aprendida, há pouca reflexão sobre ela com o fim de aprender.
B) pode ser observado que os alunos apresentam a habilidade de ler, por conseguinte se mostram capazes de atribuir sentido ao objeto da leitura, no entanto não se geram novos conhecimentos.
C) o ato de ler um texto em sala de aula implica necessariamente a habilidade de processar a informação nele contida para, consequentemente, produzir novos conhecimentos.
D) a aquisição de novos conhecimentos representa o resultado automático do domínio dos códigos de leitura e a compreensão leitora no ambiente escolar.
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