PedagogiaA construção do conhecimento: papel do educador do educando e da sociedade (2)
- (FUVEST 2022)
Ehrenberg (2014, p. 186) trata da linguagem da cultura corporal sob o olhar de professores da educação infantil. No entanto, é possível verificar que a abordagem teórica cabe aos outros níveis da educação básica. A autora buscou definir o conceito de linguagem em relação ao campo da educação física, na intenção de destacar o corpo como veículo de comunicação assentado nas culturas. Para a autora: “Ao jogar, ao dançar, ao lutar, ao brincar, as crianças se comunicam e transformam em linguagem o movimento humano, ou seja, a cultura corporal que a criança expressa é intencional, representativa, traz sentidos e significados.” Para os jovens tal afirmação também procede. A autora aponta o que considera ser necessário ao docente para atuar com uma educação física pautada na definição do campo em “cultura corporal”. Sabendo disso, qual seria o papel do professor na perspectiva da autora?
A) O professor tem a responsabilidade de articular e de mediar as linguagens já existentes nos educandos para que deem espaço às linguagens institucionalizadas. Esse processo de mediação deve buscar a compreensão e a apropriação da linguagem corporal institucionalizada pelo aluno.
B) O professor precisa articular e modificar as linguagens da cultura corporal do aluno, na tentativa de apresentar a linguagem corporal correta, própria da educação física, sem os vícios de linguagem trazidos pela vida em sociedade.
C) O professor tem a responsabilidade de articular e de mediar as linguagens já existentes nos educandos com as linguagens institucionalizadas. Esse processo de mediação deve buscar a compreensão e a apropriação da linguagem corporal pelo aluno.
D) O professor tem a responsabilidade de descontruir os conteúdos da educação física, por meio do uso de uma linguagem corporal de uma unidade temática específica da BNCC. Esse processo deve buscar a especialização do jovem no esporte.
E) O professor tem o papel de mediador das práticas corporais, sua função reside em apenas liberar o espaço físico e disponibilizar os materiais destinados à aula. Desse modo, não interfere na cultura corporal dos educandos, deixando-os livres para se expressarem.
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