PedagogiaA construção do conhecimento: papel do educador do educando e da sociedade (2)
- (Alternative Concursos 2021)
Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho – a de ensinar e não a de transferir conhecimento. É preciso insistir: este saber necessário ao professor – que ensinar não é transferir conhecimento – não apenas precisa de ser apreendido por ele e pelos educandos nas suas razões de ser – ontológica, política, ética, epistemológica, pedagógica, mas também precisa de ser constantemente testemunhado, vivido. O trecho acima foi extraído de uns dos principais livros do autor. A quem se refere:
A) Jean Piaget
B) Vygotsky
C) Sigmund Freud
D) Paulo freire
E) Wallon
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 114
Vamos para o Anterior: Exercício 112
Tente Este: Exercício 85
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia