PedagogiaInclusão e exclusão - diversidade desigualdade e diferença
- (VUNESP 2020)
Para responder à questão, considere ROPOLI, Edilene Aparecida [et.al] – A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva . (2010).
Ao contrário do que se pensa e se faz, as práticas escolares inclusivas não implicam um ensino adaptado para alguns alunos, mas sim um
A) plano educacional diferenciado e alinhado às expectativas individuais em que os alunos com menor desempenho sejam avaliados de modo alternativo.
B) material adaptado e com conteúdo e expectativas reduzidas ou modificadas para que os alunos com menor desempenho não sejam discriminados.
C) projeto escolar em que as diferenças sejam respeitadas a partir de propostas diferenciadas e alternativas às atividades desenvolvidas em sala de aula.
D) modelo educacional que valorize os diferentes ritmos e tempos de aprendizagem por meio de adequação e diferenciação curriculares.
E) ensino diferente para todos, em que os alunos tenham condições de aprender, segundo suas próprias capacidades, sem discriminações e adaptações.
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