PedagogiaInclusão e exclusão - diversidade desigualdade e diferença
- (ACAFE 2015)
Sobre a diversidade Skliar e Duschatzky (2001) dizem que muitas vezes concebemos, “o outro como fonte de todo mal”. O documento do MEC, Currículo Conhecimento e Cultura, explora como esta máxima aparece nas relações escolares.
Nesse sentido é correto afirmar, exceto:
A) Quando nos situamos como professores (as), diante dos (as) alunos (as) com base em estereótipos e expectativas diferenciadas segundo a origem social e as características culturais dos grupos de referência.
B) Ao atribuímos o fracasso escolar dos (as) alunos(as) às suas características sociais ou étnicas.
C) Quando diferenciamos os tipos de escolas segundo a origem social dos (as) estudantes, considerando que alguns têm maior potencial que outros e, para desenvolvermos uma educação de qualidade, não podemos misturar estudantes de diferentes potenciais.
D) Ao privilegiarmos todas as formas de comunicação humana, como a corporal e a artística.
E) Quando valorizamos exclusivamente o racional e desvalorizamos os aspectos afetivos presentes nos processos educacionais.
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