PedagogiaInclusão e exclusão - diversidade desigualdade e diferença
- (VUNESP 2019)
Na obra “Educação Especial na Escola Inclusiva” (2009), Rosângela Machado apresenta a pesquisa que realizou no município de Florianópolis, sob a orientação de M.Teresa E. Mantoan. Dentre as inúmeras contribuições desse estudo, encontramos a de que
A) a inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular visa a extinguir, gradativamente, a educação especial.
B) na Escola Inclusiva, os professores das classes comuns que recebem alunos com deficiência devem ser monitorados por professores especializados.
C) nos casos de alunos surdos e cegos, e apenas nesses casos. o atendimento educacional especializado deve substituir a inclusão em classes comuns.
D) a educação especial – entendida como atendimento educacional especializado – é uma das garantias de inclusão para os alunos com deficiência, nas escolas comuns.
E) a educação especial para alunos com deficiência mental foi superada pela integração deles nas classes comuns do ensino regular, com acompanhamento de tutores especializados.
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