PedagogiaInclusão e exclusão - diversidade desigualdade e diferença
- (VUNESP 2019)
Durante uma reunião, os educadores de um Centro de Educação Infantil (CEI) municipal discutiam a respeito das crianças. Refletiam sobre as diferentes realidades que vivenciam, suas famílias, origens, sobre diferenças étnicas, deficiências, entre outros temas. Visando fundamentar a discussão, a coordenadora propôs a leitura de um trecho da obra de Mantoan (2001), Pensando e fazendo educação de qualidade. De acordo com essa autora, a primeira condição para estar no caminho de uma educação aberta às diferenças e de qualidade é
A) que o educador preveja de antemão as dificuldades que cada criança vai enfrentar no processo de ensino e aprendizagem.
B) estimular as escolas para que elaborem com autonomia e de forma participativa o seu projeto político-pedagógico, diagnosticando a demanda.
C) o desenvolvimento de um ensino individualizado para as crianças e jovens com algum déficit intelectual ou deficiência relacionados ao desempenho escolar.
D) que a equipe pré-determine a extensão e a profundidade dos conteúdos a serem ensinados, facilitando as atividades para aqueles que tiverem dificuldade.
E) a criação ou definição de currículos adaptados aos educandos incluídos ou com dificuldades, e a aceitação das limitações e incapacidades de cada um.
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