Procura

DiversosDiversos (33)


EXERCÍCIOS - Exercício 482

  • (INSTITUTO AOCP 2020)

São tipos de ocorrências / locais / operações que podem ser objeto de monitoramento pelo operador, EXCETO


A) Operação Drogas – acontece geralmente perto de escolas, praças, parques e locais de concentração de jovens. Geralmente, envolve menores fazendo uso de entorpecentes ou de bebidas alcoólicas. Essas operações, com o auxílio do videomonitoramento, são acompanhadas em campo por agentes de segurança e envolve geralmente vários órgãos (Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, Conselho Tutelar, Juizado da Infância e da Juventude e outros órgãos).

B) Operação Comércio – acontece, na maioria das vezes, em datas especiais em que o comércio recebe grande número de pessoas. Datas como Páscoa, dia dos namorados, dia das mães, dia dos pais, dia das crianças e final de ano, por exemplo. Nessas datas, é muito comum pessoas sofrerem assaltos, roubos, furtos, golpes e outros delitos. Por isso, a atenção deve ser redobrada e os operadores da central de videomonitoramento devem passar por treinamento específico para visualizarem situações que possam ser suspeitas.

C) Operação Furto e Roubo de Veículos – é sabido que roubo e furto de veículos causam muita insegurança nos cidadãos. Portanto, operações dedicadas a esses delitos são muito bem vistas pela população, além de trazer excelentes resultados. Tratando-se de câmeras de videomonitoramento, há dois meios para a central de videomonitoramento tratar desses delitos, são eles: por meio das câmeras com leitura de placas (OCR); e também por meio das câmeras fixas ou PTZ.

D) Operação Bancos – um delito bastante comum é a “saidinha de banco”. Por esse motivo, é importante o monitoramento de prováveis suspeitos, principalmente em dias de pagamento. Geralmente, nesses dias, há um aumento na demanda desse tipo de ocorrência. Sabendo disso, a central de videomonitoramento pode fazer um trabalho de acompanhamento de pessoas suspeitas.

E) Operação Segurança – tem o objetivo de coibir diretamente as ações consideradas crimes, contravenções e desordens. Nesse caso, o operador de monitoramento acompanha as imagens pelo sistema objetivando buscar, em locais com muitas pessoas, a ocorrência de crimes, contravenções e desordens. Pode acionar as forças policiais para reprimir imediatamente o fato delituoso ou pode esperar o melhor momento buscando reprimir mais criminosos, contraventores e/ou baderneiros.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 483

Vamos para o Anterior: Exercício 481

Tente Este: Exercício 432

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=15.44ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.56ms))((ts_substr_c=0.78ms))((ts_substr_im=1.32ms))
((total= 18ms))