DiversosDiversos (33)
- (IBADE 2020)
“Cabe ao arte-educador, como membro integrante da comunidade escolar, desenvolver e manter seu olhar inclusivo atento contra as exclusões. Isto porque a escola é, se não o principal palco onde situações de exclusão acontecem, certamente, uma arena fundamental. E, se ali acontecem exclusões, é porque podem acontecer também as contrapartidas: práticas inclusivas. Dado que a arte é o que nos abre para diferentes possibilidades, que caminhos melhores que o da arte-educação para promover culturas, profissionais e avaliações inclusivos? (SANTOS, Mônica Pereira dos. Educação artística e inclusão: possíveis interseções. In: Educação, arte, inclusão. Caderno de textos 3. FUNARTE: Programa Arte sem Barreiras, 2002).
Na relação entre ensino de arte e educação especial, quanto ao preparo profissional, algumas características gerais parecem essenciais, dentre outras:
I. descrição, recriação, classificação, construção e interpretação. II. criatividade, competência, experiência, investigação e crítica. III. sistema, código, signo, significado e repertório. IV. fruição, autoria, expressão, parceria e parâmetro.
Pode-se dizer que está correto o que se afirma apenas no(s) item(itens):
A) I e IV.
B) II .
C) I, II e III.
D) I, II e IV.
E) IV.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 427
Vamos para o Anterior: Exercício 425
Tente Este: Exercício 103
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Diversos