DiversosDiversos (33)
- (INSTITUTO AOCP 2020)
Fazendo uso da memória, imaginação e observação, as crianças começam a se comunicar através de desenhos antes mesmo de qualquer escrita. Assim, garatujas expressam seu processo emocional, psíquico e físico, com tendência a se tornarem mais representativas e significativas ao longo do tempo. Sobre o desenvolvimento relacionado à prática específica do desenho, é correto afirmar que
A) caso nunca frequente aulas de arte, o indivíduo não conseguirá superar sozinho a fase das garatujas.
B) um desafio que os professores podem encontrar em crianças e adultos é a resistência ao desenho sob a alegação de não saber desenhar, uma vez que está enraizada socialmente a validação do desenho técnico e realista como referência, ou seja, a ideia de arte enquanto cópia da realidade.
C)
em aulas de desenho, antes de mais nada, as crianças precisam aprender técnicas já estabelecidas, pois qualquer tipo de desenho possui regras a serem seguidas, independente do estilo ou da intenção poética.
D) Por meio do desenho, as crianças costumam expressar sentimentos que ainda não conseguem nomear, porém a falta de recursos e técnicas para a análise desses desenhos torna impossível usá-los como recurso de comunicação para com a criança.
E) a maioria das crianças mostra habilidade em utilizar técnicas de desenho, não sendo necessária qualquer intervenção ao longo da vida escolar, pois normalmente esse é um dom intrínseco da infância.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 466
Vamos para o Anterior: Exercício 464
Tente Este: Exercício 474
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Diversos