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PedagogiaLei nº 9.394 de 1996 - lei de diretrizes e bases da educação nacional (ldben) e suas alterações (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 26

  • (UFGD 2019)

A herança do trabalho fragmentado, já naturalizada em nossas escolas, compõe-se com uma falsa noção de autonomia, manifesta no cotidiano por frases como "fecho a porta de minha sala de aula e faço o que eu achar melhor". A possibilidade de se realizar o trabalho isolada e independentemente, sem nenhuma vinculação com outros sujeitos, não expressa, de modo algum, o que entendemos por autonomia. Expressa, isto sim, a solidão no local de trabalho e a angústia diante de relações marcadas pela subalternidade.

GARCIA, Teise de Oliveira Guaranha; CORREA, Bianca Cristina. Desafios à democratização da gestão escolar e a atuação dos professores na escola pública. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 225­ 237, jan./jun. 2009.

No excerto apresentado, as autoras destacam características do trabalho docente, apontando para alguns elementos necessários para a implementação de uma gestão democrática, prevista na legislação como um dos princípios da educação nacional. Baseados na legislação nacional e nos textos produzidos sobre a Gestão Democrática da Educação por pesquisadores da área, afirma-se que




A) não existem dificuldades para uma gestão democrática da educação uma vez que todos desempenham a contento suas funções, estabelecidas por lei e de conhecimento de todos a partir de formação específica.

B) a crescente diminuição da autonomia do trabalho docente aliada a uma cultura de trabalho que valoriza uma ação individualizada são dificultadores para a construção de uma gestão democrática.

C) a gestão democrática da educação depende muito mais da legislação do que da ação das pessoas, uma vez que a mesma vai funcionar quando a lei estabelecer a escolha dos diretores por meio de eleição com participação da comunidade.

D) a gestão democrática não funciona adequadamente por culpa dos docentes que não conhecem seus direitos e acabam por trabalhar somente em sua sala de aula, sem se envolver em reuniões pedagógicas com seus colegas.

E) a legislação que estabelece a gestão democrática como princípio é muito recente e ainda necessita de tempo para ser conhecida pelos docentes, o que deve ser possível durante esta década.


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