Procura

Segurança e saúde no trabalhoNormas regulamentadoras de ministério do trabalho e emprego


EXERCÍCIOS - Exercício 40

  • (IBGP 2017)

Segundo o Manual de aplicação da Norma Regulamentadora de n° 17, 2002, a análise ergonômica do trabalho é um processo construtivo e participativo para a resolução de um problema complexo que exige o conhecimento das tarefas, da atividade desenvolvida para realizá-las e das dificuldades enfrentadas para se atingirem o desempenho e a produtividade exigidos. A análise começa por uma demanda que pode ter diversas origens e deve ser estudada para direcionar a análise. São etapas seguidas pelo ergonomista, EXCETO:


A) A análise da demanda e do contexto: para situar o problema a ser analisado.

B) A análise global da empresa: seu grau de evolução técnica, sua posição no mercado, sua situação econômico financeira, sua expectativa de crescimento, etc. Tudo isso para que as soluções propostas possam ser adequadas a esse quadro.

C) A análise da população de trabalhadores: política de pessoal, faixa etária, evolução da pirâmide de idades, rotatividade, antiguidade na função atual e na empresa, tipos de contrato, experiência, categorias profissionais, níveis hierárquicos, características antropométricas, pré-requisitos para contratação, nível de escolaridade e capacitação, estado de saúde, morbidade, mortalidade, absenteísmo, etc.

D) Definição das situações de trabalho a serem estudadas: essa escolha parte necessariamente da demanda após todos os contatos com os operadores e das hipóteses iniciais que já começam a ser formuladas.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 41

Vamos para o Anterior: Exercício 39

Tente Este: Exercício 457

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Segurança e saúde no trabalho






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.98ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.76ms))((ts_substr_c=1.12ms))((ts_substr_im=0.79ms))
((total= 9ms))