DiversosDiversos
- (FUMARC 2018)
A proposta para a Educação Física da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) parte da compreensão de que se trata de um componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas e significados, entendidas como manifestações expressivas dos sujeitos e patrimônio cultural da humanidade. Assim, para a BNCC, o movimento humano está sempre inserido no âmbito da cultura, entendido como textos passíveis de leitura e produção. Para sistematizar os conteúdos das práticas corporais, a BNCC estabelece os grupos ou as unidades temáticas a serem ensinadas nas aulas de Educação Física: esportes, brincadeiras e jogos, lutas, danças, ginásticas e práticas corporais de aventura.
Assinale a alternativa que NÃO apresenta corretamente as características dessas unidades temáticas.
A) Ginásticas: tendo em vista a grande variedade de organização e significados, foi necessário adotar uma classificação composta por: ginástica geral; ginásticas de condicionamento físico; ginásticas de conscientização corporal.
B) Lutas: focaliza as disputas corporais, nas quais se empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa.
C) Práticas corporais de aventura: exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade na interação com um ambiente desafiador.
D) Brincadeiras e jogos: explora atividades voluntárias exercidas dentro de determinados limites de tempo e espaço, caracterizadas pela criação e alteração de regras, pela obediência ao que foi combinado coletivamente.
E) Danças: explora o conjunto de passos e coreografias mais apresentadas nos veículos de mídia. Trata-se de uma prática que busca aumentar a participação das alunas nas aulas, uma vez que se relaciona ao universo feminino.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 177
Vamos para o Anterior: Exercício 175
Tente Este: Exercício 186
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Diversos