Procura

DiversosDiversos (45)


EXERCÍCIOS - Exercício 286

  • (IESES 2022)

Cada software de editoração eletrônica possui um formato nativo ou original, que implica uma extensão definida por default (indd, cdr, qxp,...) responsável por registrar as particularidades dos arquivos. Não saber escolher o formato de arquivo para impressão pode implicar diversos problemas ao longo do processo de produção, podendo gerar prejuízos de ordem tanto financeira quanto de qualidade de impressão. Por isso é importante saber o melhor formato para cada situação. Assinale abaixo a indicação correta:


A) Portable Document Format (PDF) é um formato que apresenta bom trânsito nas gráficas, ficando atrás somente do PostScript. Sua diversidade de aplicações se deve aos múltiplos recursos possíveis, como hyperlinks, elementos multimídia (sons e vídeos), comentários, formulário, entre outras. Esses elementos não prejudicam a impressão dos materiais, sendo este formato indicado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para os casos que se pretende atender também as funcionalidades web.

B) PDF/X-3 é a versão mais recente do Portable Document Format (PDF), mas que ainda mantém uma restrição herdada do PDF/X-1a: não permite o uso de imagens em RGB. Ao optar por exportar nesse formato, o designer gráfico deve revisar todas as imagens de seu arquivo, garantindo que todas estejam convertidas para o espaço de cor CMYK, grayscale ou cores especiais. Só assim haverá correspondência de cores na impressão final.

C) PostScript (PS) não é um formato de arquivo, mas uma linguagem de codificação patenteada pela COREL para projetar layouts por meio de software. Posteriormente sua patente foi liberada para outros fabricantes, devido ao seu uso ter obtido grande aceitação no mercado gráfico. É adequado para impressoras remotas, ou seja, para trabalhos que não são enviados diretamente para uma impressora física.

D) Encapsulated PostScript (EPS) é um formato de arquivo criado pela Adobe, que permite exportar o arquivo original com alta segurança e precisão, além de ser compatível com diversos softwares. O arquivo encapsulado permite exibir as fontes originais, sem necessidade de substituição. Também permite manter o espaço de cor original - misturando um arquivo RGB com imagens CMYC. Só deve ser utilizado para dispositivos com saída de alta resolução.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 287

Vamos para o Anterior: Exercício 285

Tente Este: Exercício 212

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.13ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.58ms))((ts_substr_c=0.98ms))((ts_substr_im=1.14ms))
((total= 8ms))