PedagogiaAlfabetização e letramento
- (VUNESP 2021)
Monteiro e Baptista afirmam, na obra A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos (2009), que os conceitos de alfabetização e letramento ressaltam duas dimensões importantes da aprendizagem da escrita. De acordo com a referida obra, a respeito desses conceitos, é correto afirmar que
A) “letramento” refere-se ao processo por meio do qual o sujeito domina o código e as habilidades de utilizá- -lo para ler e escrever. A compreensão da natureza alfabética do sistema de escrita e a consciência fonológica são condições para o letramento.
B) a identificação de palavras que começam com a mesma letra é uma atividade de letramento. Alfabetização e “letramento” são processos independentes e dissociáveis, que devem ser ensinados separadamente para facilitar a aprendizagem.
C) na concepção psicogenética de alfabetização atualmente em vigor, a tecnologia da escrita é aprendida por meio de atividades de “letramento”, ou seja, de leitura e produção de textos reais, de práticas sociais de leitura e escrita.
D) a alfabetização precede e é pré-requisito para o “letramento”. Alfabetização se refere à tecnologia de codificar e decodificar a língua escrita e o letramento se refere à leitura e produção de textos reais.
E) “letramento” é o que ocorre antes da alfabetização, significando a capacidade da criança de memorizar e escrever as letras do alfabeto e é aprendido com textos construídos artificialmente para esse fim.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 328
Vamos para o Anterior: Exercício 326
Tente Este: Exercício 274
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia