PedagogiaAlfabetização e letramento
- (CONSULPLAN 2022)
As crianças passam em seu processo de alfabetização por diferentes fases/hipóteses da escrita. Determinado professor, após uma avaliação diagnóstica, encontra as seguintes situações em que a criança:
I. Percebe que existe uma quantidade mínima, segundo a qual é preciso ter, no mínimo, três (ou duas) letras para que algo possa ser lido.
II. Ao escrever palavras diferentes, precisa variar a quantidade e a ordem das letras que usa, assim como o próprio repertório de letras que coloca no papel.
III. Preocupa-se não só em colocar uma letra para cada sílaba da palavra que está escrevendo, mas coloca letras que correspondem a sons contidos nas sílabas orais daquela palavra.
IV. Começa a entender que o que a escrita nota ou registra no papel tem a ver com os pedaços sonoros das palavras, mas é preciso observar os “sonzinhos” no interior das sílabas.
V. Tende a colocar, de forma rigorosa, uma letra para cada sílaba pronunciada, mas, na maior parte das vezes, usa letras que não correspondem a segmentos das sílabas orais da palavra escrita.
VI. Escreve com muitos erros ortográficos, mas já seguindo o princípio de que a escrita nota, de modo exaustivo, a pauta sonora das palavras, colocando letras para cada um dos “sonzinhos” que aparecem em cada sílaba, pois acredita que a escrita é a transcrição exata da fala.
Considere:
PS – Pré-silábica.
SSVS – Silábica sem valor sonoro.
SCVS – Silábica com valor sonoro.
SA – Silábica alfabética.
ALF – Alfabética.
Assinale, a seguir, a alternativa que apresenta coerente e respectivamente as hipóteses de escrita em relação às situações descritas.
A) PS – PS – SCVS – SA – SSVS – ALF
B) SSVS – SCVS – PS – SA – PS – ALF
C) PS – SA – PS – SCVS – ALF – SSVS
D) ALF – PS – SCVS – SA – SSVS – PS
E) SA – SA – SSVS – PS – ALF – SCVS
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