PedagogiaAlfabetização e letramento
- (FCC 2018)
O processo de alfabetização muitas vezes esteve associado a uma visão relacionada à aquisição individual da técnica do ato de ler e escrever, isto é, a aprendizagem do alfabeto para a formação de palavras e frases.
Contrários às ideias acima, teóricos críticos afirmam que
A) é acertado levar a criança a decodificar os códigos da língua escrita para depois ensiná-la a interpretar a mensagem do texto.
B) não se trata de primeiro alfabetizar-se e depois aprender a ler o mundo; linguagem e realidade estão intimamente entrelaçadas.
C) uma alfabetização completa exige primeiramente trabalhar a prontidão do aluno para depois se dar a aprendizagem da escrita e da oralidade.
D) pensar na leitura de mundo antes da leitura da palavra é um pressuposto falso, pois é a leitura da palavra que fornece as condições para a interpretação da realidade.
E) problematizar a realidade da comunidade escolar leva a criança a desviar a atenção ao aprendizado da língua escrita.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 8
Vamos para o Anterior: Exercício 6
Tente Este: Exercício 336
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia