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PedagogiaAlfabetização e letramento


EXERCÍCIOS - Exercício 260

  • (Prefeitura de Arenápolis - MT 2021)

O período silábico-alfabético marca a transição entre os esquemas prévios em vias de serem abandonados e os esquemas futuros em vias de serem construídos. Quando a criança descobre que a sílaba não pode ser considerada como unidade, mas que ela é, por sua vez, reanalisável em elementos menores, ingressa no último passo da compreensão do sistema socialmente estabelecido. E, a partir daí, descobre novos problemas: pelo lado quantitativo, se não basta uma letra por sílaba, também não pode estabelecer nenhuma regularidade duplicando a quantidade de letras por sílaba (já que há sílabas que se escrevem com uma, duas, três ou mais letras); pelo lado qualitativo, enfrentará os problemas ortográficos (a identidade de som não garante a identidade de letras, nem a identidade de letras a de som). (FERREIRO).

No trecho destacado, Emília Ferreiro descreve como o aprendiz se apropria dos conceitos e das habilidades de leitura e escrita, mostrando que a aquisição desses atos linguísticos segue um percurso semelhante àquele que a humanidade percorreu até chegar ao sistema alfabético, ou seja:




A) Durante a trajetória até a alfabetização, na fase pré-silábica, o aprendiz compreende que a palavra escrita representa a palavra falada e conhece como essa representação é processada. Ao longo do percurso, passa então a compreender o que a escrita representa e o modo de construção dessa representação.

B) Durante a trajetória até a alfabetização, na fase silábica, o aprendiz ignora que a palavra escrita representa a palavra falada, e desconhece como essa representação é processada. Ao longo do percurso, passa então a compreender o que a escrita representa e o modo de construção dessa representação.

C) Durante a trajetória até a alfabetização, na fase pré- silábica, o aprendiz ignora que a palavra escrita, representa a palavra falada, e desconhece como essa representação é processada. Ao longo do percurso, passa então a compreender o que a escrita representa e o modo de construção dessa representação.

D) Durante a trajetória até a alfabetização, na fase escrita.

E) Nenhuma das alternativas dadas.


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