Procura

PedagogiaAlfabetização e letramento


EXERCÍCIOS - Exercício 327

  • (VUNESP 2021)

Monteiro e Baptista afirmam, na obra A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos (2009), que os conceitos de alfabetização e letramento ressaltam duas dimensões importantes da aprendizagem da escrita. De acordo com a referida obra, a respeito desses conceitos, é correto afirmar que


A) “letramento” refere-se ao processo por meio do qual o sujeito domina o código e as habilidades de utilizá- -lo para ler e escrever. A compreensão da natureza alfabética do sistema de escrita e a consciência fonológica são condições para o letramento.

B) a identificação de palavras que começam com a mesma letra é uma atividade de letramento. Alfabetização e “letramento” são processos independentes e dissociáveis, que devem ser ensinados separadamente para facilitar a aprendizagem.

C) na concepção psicogenética de alfabetização atualmente em vigor, a tecnologia da escrita é aprendida por meio de atividades de “letramento”, ou seja, de leitura e produção de textos reais, de práticas sociais de leitura e escrita.

D) a alfabetização precede e é pré-requisito para o “letramento”. Alfabetização se refere à tecnologia de codificar e decodificar a língua escrita e o letramento se refere à leitura e produção de textos reais.

E) “letramento” é o que ocorre antes da alfabetização, significando a capacidade da criança de memorizar e escrever as letras do alfabeto e é aprendido com textos construídos artificialmente para esse fim.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 328

Vamos para o Anterior: Exercício 326

Tente Este: Exercício 125

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.23ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.76ms))((ts_substr_c=2.04ms))((ts_substr_im=0.85ms))
((total= 9ms))