PedagogiaAlfabetização e letramento
- (Colégio Pedro II 2022)
Leia atentamente o relato da seguinte cena, ocorrida em uma escola de Educação Infantil:
Era o momento mais aguardado do dia, o pátio, e a bola da turma sumiu. Foi feita uma reunião com as crianças para pensar como achar a bola. Algumas alternativas surgiram, foram debatidas e colocadas em votação. Com pequena margem de vantagem, ganhou a alternativa que previa a confecção de cartazes a serem espalhados pela escola, à procura da bola. (Registro da professora, 2022)
Com base nesse pequeno recorte do cotidiano, sobre a relação entre infância, letramento e Educação Infantil, é correto afirmar que a leitura e a escrita devem ser trabalhadas de modo fluido no cotidiano escolar, e a oportunidade do sumiço da bola
A) foi bem aproveitada, pois partiu do interesse das crianças, trabalhou a função social da escrita e auxiliou na ampliação do conhecimento acerca da cultura letrada.
B) foi parcialmente bem aproveitada, pois trabalhou a função social da escrita e auxiliou na ampliação do conhecimento acerca da cultura letrada, mas colocou em xeque o direito ao brincar, pois o pátio é o momento em que a brincadeira é garantida no planejamento pedagógico.
C) não foi bem aproveitada, pois não há nem informações sobre o nível de conhecimento prévio das crianças, nem diagnose da produção dos cartazes capazes de mensurar o nível de aprendizagem da língua escrita.
D) foi bem aproveitada, pois partiu do interesse das crianças, trabalhou a função social da escrita e promoveu a oportunidade de uma aprendizagem lúdica de conteúdos previstos para a Educação Infantil.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 367
Vamos para o Anterior: Exercício 365
Tente Este: Exercício 385
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia