PedagogiaAlfabetização e letramento
- (CONTEMAX 2021)
A alfabetização é uma etapa indispensável na formação intelectual do ser humano. Durante muito tempo, pensou-se que, codificar e decodificar o código era o suficiente para caracterizar um indivíduo como ‘alfabetizado’ e que o educador era o único responsável por transmitir para o aluno o conhecimento sobre o código alfabético. No entanto, atualmente, sabemos que o processo de alfabetização deve ultrapassar a codificação e a decodificação. Sobre as práticas de ensino e aprendizagem no processo de alfabetização, assinale a alternativa INCORRETA:
A) O professor tem a função de mediador do conhecimento, através de práticas de alfabetização que estimulem a leitura e a escrita, de maneira que aconteça a aprendizagem efetiva na vida dos alunos.
B) Um processo de alfabetização que ultrapasse a codificação e decodificação deve deixar de focar no processo de aprendizagem através dos métodos de ensino, e voltar-se para o processo de aprendizagem do aluno.
C) Foi necessário lançar um novo olhar da escola sobre o ensino e aprendizagem da leitura e escrita como processo de alfabetização, que trouxesse uma significativa mudança para a área de educação, para quebrar os paradigmas da mera codificação (escrever) e decodificação (ler).
D) A alfabetização deve ser compreendida apenas como a aprendizagem do sistema convencional de escrita, e por isso deve se apoiar estritamente a um método de alfabetização que tenha por objetivo a aprendizagem do sistema alfabético e ortográfico da escrita.
E) A abordagem construtivista alterou fundamentalmente a concepção do processo de aprendizagem e apagou a distinção que era feita entre a aprendizagem do sistema de escrita e as práticas efetivas de leitura e de escrita.
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