Procura

PedagogiaAlfabetização e letramento


EXERCÍCIOS - Exercício 301

  • (FUNDATEC 2021)

De acordo com Magda Soares (2004), em uma perspectiva pedagógica, podemos entender a alfabetização como processo amplo, que envolve muito mais do que a decodificação das letras e a escrita delas. Para a autora, a alfabetização é entendida como aquisição e apropriação do sistema da escrita, alfabético e ortográfico e, de modo mais complexo, está diretamente vinculada ao letramento, ou seja, com o desenvolvimento de habilidades de uso desse sistema nas práticas sociais que envolvem a língua escrita. Nessa perspectiva, analise as seguintes assertivas sobre alfabetização e letramento:
I. A compreensão sobre a natureza desses dois processos indica que, ainda que indissociáveis, eles precisam ser assumidos em suas especificidades.
II. No contexto pedagógico, é importante que a articulação entre alfabetização e letramento se dê de forma consecutiva, ou seja, que primeiro se alfabetize e imediatamente após se promovam práticas e atividades vinculadas aos usos sociais de leitura e escrita.
III. É imprescindível que a alfabetização, na qualidade de um processo de aprendizagem do sistema alfabético e de suas convenções, seja objeto de ensino direto, explícito e sistemático.
IV. A alfabetização se desenvolve no contexto e por meio de atividades e práticas de letramento, já o letramento, uma vez que social, não se desenvolve no contexto da aprendizagem das relações fonema-grafema, ou seja, não se desenvolve em dependência da alfabetização.
Quais estão corretas?


A) Apenas I e II.

B) Apenas I e III.

C) Apenas II e IV.

D) Apenas III e IV.

E) I, II, III e IV.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 302

Vamos para o Anterior: Exercício 300

Tente Este: Exercício 153

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+