Procura

PedagogiaAlfabetização e letramento


EXERCÍCIOS - Exercício 312

  • (IF Sul Rio-Grandense 2021)

“A alfabetização científicapode ser considerada como uma das dimensões para potencializar alternativas que privilegiam uma educação mais comprometida. É recomendável enfatizar que essa deve ser uma preocupação muito significativa no ensino fundamental, mesmo que se advogue a necessidade de atenções quase idênticas também para o ensino médio. Sonhadoramente, ampliaria a proposta para incluir também, mesmo que isso possa causar arrepio em alguns, o ensino superior.”
(CHASSOT, Áttico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. 2012. Revista Brasileira de Educação. nº 22, p. 89 - 100, jan/abr, 2003.). Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n22/n22a09.pdf> Acesso em: 30 nov. 2020.
Para Chassot (2003), ser alfabetizado cientificamente significa



A) compreender o saber acadêmico bem como ser minimamente fluente na linguagem científica pela qual o conhecimento básico é produzido.

B) entender e prever as transformações que ocorrem na natureza de modo que estas conduzam a uma melhor qualidade de vida.

C) ter acesso ao conhecimento natural, tanto o saber da escola quanto o saber para a escola e a transposição de um para o outro.

D) envolver-se num processo de reelaboração de saberes de outros contextos sociais, visando ao atendimento das finalidades sociais da escolarização.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 313

Vamos para o Anterior: Exercício 311

Tente Este: Exercício 386

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+