PedagogiaAlfabetização e letramento
- (Instituto Excelência 2019)
Tendo em vista que os alfabetizados vivem numa sociedade letrada, em que a língua escrita está presente de maneira visível e marcante nas atividades cotidianas, inevitavelmente eles terão contato com textos escritos e formularão hipóteses sobre sua utilidade, seu funcionamento, sua configuração. Excluir essa vivência da sala de aula, por um lado, pode ter o efeito de reduzir e artificializar o objeto de aprendizagem que é a escrita, possibilitando que os alunos desenvolvam concepções inadequadas e disposições negativas a respeito desse objeto. Por outro lado, deixar de explorar a relação extraescolar dos alunos com a escrita significa perder oportunidades de conhecer e desenvolver experiências culturais ricas e importantes para a integração social e o exercício da cidadania. Assim, entende-se que a ação pedagógica mais adequada e produtiva é:
A) Aquela que contempla, de maneira articulada e simultânea, a alfabetização e um projeto político pedagógico bem estruturado.
B) Aquela que contempla, de maneira articulada e simultânea, a alfabetização e a didática.
C) Aquela que contempla, de maneira articulada e simultânea, a alfabetização e o letramento.
D) Nenhuma das alternativas.
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