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PedagogiaAlfabetização e letramento


EXERCÍCIOS - Exercício 51

  • (FCC 2011)

Emília Ferreiro, ao se referir à intervenção adequada à natureza do processo de aprendizagem da língua escrita, indica a


A) necessidade imperiosa de escolha do método a ser utilizado como produtor de conhecimento sobre a língua escrita na escola e que o mesmo seja indutor das práticas dos docentes.

B) eficácia da reflexão epistemológica na identificação dos processos de ensino-aprendizagem da escrita e da leitura na escola para a compreensão das práticas.

C) necessidade de perguntar-se sobre as práticas através das quais a criança é introduzida na língua escrita e como se apresenta este objeto no contexto escolar.

D) não intervenção do professor nas fases iniciais da alfabetização para que o processo de construção coletiva das hipóteses seja estimulado e, então, gerar conhecimento.

E) necessidade de exercitar a dissociação entre o ensino da leitura e da escrita enquanto aprendizagem de duas técnicas operatórias diferentes, porém interdependentes.


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