PedagogiaAlfabetização e letramento
- (IF Sul Rio-Grandense 2021)
“A alfabetização científicapode ser considerada como uma das dimensões para potencializar alternativas que privilegiam uma educação mais comprometida. É recomendável enfatizar que essa deve ser uma preocupação muito significativa no ensino fundamental, mesmo que se advogue a necessidade de atenções quase idênticas também para o ensino médio. Sonhadoramente, ampliaria a proposta para incluir também, mesmo que isso possa causar arrepio em alguns, o ensino superior.”
(CHASSOT, Áttico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. 2012. Revista Brasileira de Educação. nº 22, p. 89 - 100, jan/abr, 2003.). Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n22/n22a09.pdf> Acesso em: 30 nov. 2020.
Para Chassot (2003), ser alfabetizado cientificamente significa
A) compreender o saber acadêmico bem como ser minimamente fluente na linguagem científica pela qual o conhecimento básico é produzido.
B) entender e prever as transformações que ocorrem na natureza de modo que estas conduzam a uma melhor qualidade de vida.
C) ter acesso ao conhecimento natural, tanto o saber da escola quanto o saber para a escola e a transposição de um para o outro.
D) envolver-se num processo de reelaboração de saberes de outros contextos sociais, visando ao atendimento das finalidades sociais da escolarização.
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