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PedagogiaPaulo freire


EXERCÍCIOS - Exercício 98

  • (IDECAN 2019)

Existem muitos estudos sobre a autonomia. A temática autonomia ganha em Paulo Freire, em seu livro "Pedagogia da Autonomia", um sentido sócio-políticopedagógico, onde é vista como


A) uma forma de afastar a transformação da sociedade, independentemente de sua legitimidade e adequabilidade a outros valores, como liberdade, igualdade ou justiça.

B) algo além da liberdade de pensar por si, pois envolve a capacidade de agir, o que exige um homem consciente e ativo, sendo por isso que o homem ativo é contrário ao homem autônomo.

C) condição sócio-histórica de um povo ou pessoa que tenha se libertado, se emancipado das opressões que restringem ou anulam sua liberdade de determinação.

D) algo que deve ser conquistado, construído a partir das decisões, das vivências, da própria liberdade, sem preocupação com a emancipação humana.

E) um atributo humano essencial, na medida em que está vinculada à ideia de dignidade e a de o ser humano ser espontaneamente autônomo.


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