PedagogiaPaulo freire
- (COTEC 2019)
Freire (1996), em seu livro “Pedagogia da autonomia”, afirma que pensar certo coloca ao professor ou, mais amplamente, à escola, o dever de não só respeitar os saberes dos educandos, sobretudo os das classes populares, mas também discutir com os alunos a razão de ser de alguns desses saberes em relação ao ensino dos conteúdos. Sobre essa exigência, é CORRETOafirmar que:
A) No ensino, há que se provocar o rompimento com a discussão da realidade concreta e a consideração do senso comum para que haja o respeito à ciência.
B) O rigor metodológico necessário à pesquisa exige intervenção e, por isso, não faz parte do ensino.
C) O ensino exige criticidade, por isso o senso comum não deve ser considerado no processo educativo.
D) O professor tem o dever de não só respeitar os saberes dos alunos, como também discutir com eles a relação desses saberes com os conteúdos da disciplina.
E) Quem ensina deve ter competência e dominar todos os saberes; além disso, quem aprende é objeto de quem ensina.
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