PedagogiaPaulo freire
- (INAZ do Pará 2019)
As mudanças ocorridas no cenário Nacional trouxeram discussões e reflexões importantíssimas na área da educação. Dentre essas discussões está o da Escola Sem Partido. ”O fato de 2018 terminar sem que o projeto Escola sem Partido tenha sido votado no Congresso não encerra as discussões sobre o tema nem sobre a influência do pernambucano Paulo Freire na educação do país. A obra e a importância do patrono da educação brasileira estão no centro do debate(...)”.
Disponível em: https://www.bol.uol.com.br/noticias/2018/12/22/paulo-freire-doutrinacao-escola-sem-partido-educacao-biografia-socialistas.htm
Levando em consideração os estudos de Paulo Freire, analise as alternativas abaixo e marque aquela que não condiz com sua teoria.
A) “Os homens educam-se entre si mediatizados pelo mundo, pela educação problematizadora que exige a superação da contradição educador x educando e o diálogo, em que ambos se tornam sujeitos do processo e crescem juntos em liberdade(...)”
B) “ O educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão. Uma de suas tarefas primordiais é trabalhar com os educandos a rigorosidade metódica com que devem se “aproximar” dos objetos cognoscíveis. ”
C) “Não poderíamos compreender, numa sociedade dinamicamente em fase de transição, uma educação que levasse o homem a posições quietistas ao invés daquela que o levasse à procura da verdade em comum, ouvindo, perguntando, investigando(...)”
D) “A escola como uma instituição que deve procurar a socialização do saber, da ciência, da técnica, e das artes produzidas socialmente, deve estar comprometida politicamente e ser capaz de interpretar as carências reveladas pela sociedade, direcionando essas necessidades em função de princípios educativos capazes de responder as demandas sociais. ”
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