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PedagogiaPaulo freire


EXERCÍCIOS - Exercício 82

  • (ADVISE 2019)

Durante o Regime Militar, a educação voltada para jovens e adultos proposta por Paulo Freire deu lugar ao modelo assistencialista por meio do Movimento Brasileiro de Alfabetização. Este modelo se caracterizava:


A) como um programa usado para alfabetizar pessoas que não concluíram seus estudos em tempo hábil.

B) pelo analfabetismo interpretado como efeito de uma situação de pobreza gerada por uma estrutura social não igualitária. A educação e a alfabetização deveriam partir de um exame crítico da realidade existencial dos educandos.

C) pela preocupação principalmente do ensinar a ler e a escrever, sem nenhuma relação com a formação do aluno, e a leitura era tratada como habilidade instrumental, sem contextualização.

D) em atender pessoas maiores de 18 anos. Após frequentar este programa, o aluno poderia realizar uma prova que lhe asseguraria o certificado de conclusão do ensino médio.

E) defesa de um conceito de alfabetização para além da decodificação dos códigos linguísticos, ou seja, não apenas saber ler e escrever, mas fazer uso social e político desse conhecimento na vida cotidiana.


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