Direito administrativoDemais disposições da lei 8.429/92
- (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2019)
Assinale a alternativa correta, de acordo com a jurisprudência do STJ:
I. No caso de agentes políticos reeleitos, o termo inicial do prazo prescricional nas ações de improbidade administrativa deve ser contado a partir do término do mandato em que foi praticado o ato.
II. O Ministério Público estadual possui legitimidade recursal para atuar como parte no Superior Tribunal de Justiça nas ações de improbidade administrativa, reservando-se ao Ministério Público Federal a atuação como fiscal da lei.
III. Na ação de improbidade, a decretação de indisponibilidade de bens não pode recair sobre aqueles adquiridos anteriormente ao suposto ato, além de levar em consideração o valor de possível multa civil como sanção autônoma.
IV. Não é possível a decretação da indisponibilidade de bens do promovido em ação civil pública por ato de improbidade administrativa, quando ausente (ou não demonstrada) a prática de atos (ou a sua tentativa) que induzam a conclusão de dilapidação patrimonial de bens do acionado, de modo a dificultar ou impossibilitar o eventual ressarcimento futuro.
A) O item II está correto.
B) O item I está correto.
C) O item IV está correto.
D) Todos os itens estão incorretos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 264
Vamos para o Anterior: Exercício 262
Tente Este: Exercício 336
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Direito administrativo