Procura

DiversosDiversos (26)


EXERCÍCIOS - Exercício 485

  • (UFLA 2018)

“A criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que se desenvolve nas interações, relações e práticas cotidianas a ela disponibilizadas e por ela estabelecidas com adultos e crianças de diferentes idades nos grupos e contextos culturais nos quais se insere. Nessas condições ela faz amizades, brinca com água ou terra, faz-de-conta, deseja, aprende, observa, conversa, experimenta, questiona, constrói sentidos sobre o mundo e suas identidades pessoal e coletiva, produzindo cultura ”.

Parecer CNE/CEB n º 20/2009

Quando a Instituição de Educação Infantil considera que a criança está inserida na cultura e ainda, produz cultura, possibilita o acesso a práticas cotidianas ricas de experiências no ambiente escolar. Cohn (2005, p.20) apresenta uma perspectiva semelhante ao afirmar que “[...] as crianças não são apenas produzidas pelas culturas, mas também produtoras de cultura”. Com base nos argumentos da autora, é correto afirmar que todas as alternativas são verdadeiras, EXCETO:




A) As crianças elaboram sentidos para o mundo e suas experiências compartilhando plenamente de uma cultura.

B) As crianças têm autonomia cultural em relação ao adulto. Essa autonomia deve ser reconhecida, mas também relativizada.

C) Os sentidos que as crianças dão ao mundo não se confundem e nem podem ser reduzidos àqueles elaborados pelos adultos.

D) Os sentidos que as crianças elaboram para o mundo partem de um sistema simbólico definido pelos adultos.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 486

Vamos para o Anterior: Exercício 484

Tente Este: Exercício 381

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.80ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.53ms))((ts_substr_c=0.99ms))((ts_substr_im=0.76ms))
((total= 8ms))