Procura

DiversosDiversos (26)


EXERCÍCIOS - Exercício 87

  • (UECE-CEV 2018)

Atente para o seguinte excerto:

“No vocabulário, o historiador cita o exemplo de ‘mandinga’: ‘Dicionarizado como feitiço, o termo vem da bolsa de mandinga, amuleto muçulmano que os africanos introduziram no Brasil’. Na culinária baiana, outra tradição islâmica também cruzou o Atlântico: o arroz de haussá. (...) Outra hipótese para a origem etimológica do nome Oxalá: a expressão árabe Insha'Allah, que significa ‘se Deus quiser’. [O historitor] dá outras pistas da associação entre as duas religiões: o símbolo da meia-lua atrelado aos orixás, a substituição do colorido das vestes africanas pelo branco das roupas islâmicas e até a prática ritual de tirar os sapatos antes das reuniões”.

BERNARDO, André. O legado de negros muçulmanos que se rebelaram na Bahia antes do fim da escravidão. BBC News Brasil [on-line], publicado em: 9 de maio de 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil44011770

Sobre os escravos negros islamizados no Brasil, sua resistência à escravidão e influência na cultura, é correto afirmar que




A) tomaram parte no movimento que conduziu à precoce abolição da escravatura no Ceará, em 25 de março de 1884.

B) foram responsáveis pela introdução, na Bahia, das religiões tradicionais africanas como o candomblé e a umbanda.

C) por serem muçulmanos, não aceitaram o sincretismo religioso tão comum no Brasil e assim findaram executados.

D) lideraram a Revolta dos Malês, e deixaram uma forte marca na cultura brasileira, sobretudo baiana, através do sincretismo.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 88

Vamos para o Anterior: Exercício 86

Tente Este: Exercício 495

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.30ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.55ms))((ts_substr_c=1.26ms))((ts_substr_im=0.76ms))
((total= 8ms))