Procura

DiversosDiversos (26)


EXERCÍCIOS - Exercício 443

  • (UFES 2018)

A expressão Tripé Macroeconômico tem sido usada correntemente na literatura econômica e se refere a um conjunto específico de políticas econômicas que podem ser adotadas por governos. Essas políticas econômicas se baseiam em três instrumentos fundamentais, um de política cambial, outro de controle inflacionário e um terceiro, de política fiscal. Sobre a forma clássica como esses instrumentos têm sido utilizados como guia para a política econômica no Brasil desde junho de 1999, é CORRETO afirmar:


A) A política cambial, por meio do regime de âncora cambial, mantém o câmbio fixo, em uma tentativa de atrelar a moeda nacional ao valor do dólar, o que garante a redução do risco-país e regula as balanças comercial e de serviços do Balanço de Pagamentos.

B) A política monetária, aplicada por meio do mecanismo de controle da base monetária e da prerrogativa da senhoriagem por parte do Banco Central, expande a base monetária em uma regra de proporcionalidade fixa em relação ao crescimento trimestral do Produto Interno Bruto (PIB), calculado e divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), visando, dessa forma, ao controle da inflação por meio do controle da liquidez

C) A política fiscal, baseada em meta fiscal, ou meta de superávit primário, é definida no orçamento anual aprovado pelo Congresso Nacional. O descumprimento dessa meta sem prévia autorização do Poder Legislativo pode ser considerado crime de responsabilidade fiscal e pode levar ao impeachmen t do chefe do Poder Executivo.

D) Tendo como base teórica o conceito de déficits gêmeos, a política fiscal preocupa-se em definir previamente os gastos de custeio e de investimento a serem praticados no ano posterior, a partir do cálculo do multiplicador keynesiano esperado e do resultado da balança comercial, buscando, assim, reduzir o déficit corrente e alcançar o equilíbrio fiscal.

E) A política cambial, pelo regime de âncora cambial, é responsável pelo controle da inflação, uma vez que o câmbio atua diretamente sobre as importações e essas arrefecem os preços internos quando há pressão da demanda interna. Assim, a taxa de juros, instrumento da política monetária, segue livre para flutuar e atrair investimentos externos.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 444

Vamos para o Anterior: Exercício 442

Tente Este: Exercício 165

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=6.46ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.68ms))((ts_substr_c=1.04ms))((ts_substr_im=0.87ms))
((total= 9ms))