PedagogiaAlfabetização e letramento
- (FCC 2011)
Emília Ferreiro, ao se referir à intervenção adequada à natureza do processo de aprendizagem da língua escrita, indica a
A) necessidade imperiosa de escolha do método a ser utilizado como produtor de conhecimento sobre a língua escrita na escola e que o mesmo seja indutor das práticas dos docentes.
B) eficácia da reflexão epistemológica na identificação dos processos de ensino-aprendizagem da escrita e da leitura na escola para a compreensão das práticas.
C) necessidade de perguntar-se sobre as práticas através das quais a criança é introduzida na língua escrita e como se apresenta este objeto no contexto escolar.
D) não intervenção do professor nas fases iniciais da alfabetização para que o processo de construção coletiva das hipóteses seja estimulado e, então, gerar conhecimento.
E) necessidade de exercitar a dissociação entre o ensino da leitura e da escrita enquanto aprendizagem de duas técnicas operatórias diferentes, porém interdependentes.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 52
Vamos para o Anterior: Exercício 50
Tente Este: Exercício 94
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia