Procura

DiversosDiversos (16)


EXERCÍCIOS - Exercício 218

  • (UFMT 2015)

A saúde mental no trabalho tem sido estudada através do tempo por causa do impacto recebido pelo trabalhador da organização do trabalho. Dejours, de suporte psicanalítico, é um dos autores que, por meio de uma linha própria, a Psicodinâmica do Trabalho, desenvolvida nos anos 90 do século XX, tem estudado estes impactos, iniciando seus estudos pela Psicopatologia do Trabalho. NÃOé conceito da Psicodinâmica do Trabalho:


A) No campo da saúde mental no trabalho, faz-se necessária a compreensão de que o trabalho é permeado por condições objetivas, subjetivas e transubjetivas e exige estratégias de investigação, divididas em três momentos: observação do trabalho, diagnóstico epidemiológico e aprofundamento diagnóstico.

B) O sofrimento é visto como forma de mobilizar o sujeito no mundo e no trabalho em busca de condições de saúde. Nem o sofrimento nem as estratégias de defesas individuais e coletivas são patológicas e sim uma saída para a saúde.

C) A construção da identidade mobiliza um processo de retribuição simbólica, de reconhecimento do trabalhador em sua singularidade pelo “outro”, por meio de suas contribuições à organização do trabalho, dirigidas à superação entre a organização prescrita e a real.

D) A saúde no trabalho se relaciona à possibilidade de transformar as situações adversas no movimento de busca de prazer e fuga do sofrimento. Ser saudável não implica não sofrer, mas sim na transformação do sofrimento por meio da conscientização das causas e conflitos que o geraram.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 219

Vamos para o Anterior: Exercício 217

Tente Este: Exercício 136

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=6.48ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.58ms))((ts_substr_c=0.95ms))((ts_substr_im=0.78ms))
((total= 9ms))