Procura

DiversosDiversos (4)


EXERCÍCIOS - Exercício 184

  • (FUMARC 2018)

O ensino da Educação Física no Brasil passou por um momento complexo a partir da década de 1990, na medida em que as críticas feitas pelos movimentos renovadores da década de 1980 convenceram muitos professores sobre a inadequação do que estava sendo feito nas escolas, com a hegemonia do esporte como conteúdo das aulas, a utilização de abordagens metodológicas baseadas na seletividade, além do tratamento deste conteúdo apenas como atividade e sem comprometimento com a finalidade social da escola no país. Entretanto, grande parte dos professores da área teve dificuldade em substituir suas práticas antigas por novas, mais atualizadas. Essas dificuldades causaram uma situação incômoda, já que não se ensinava mais com base no modelo anterior, mas ainda não se tinha certeza sobre como se ensinar com base nas novas concepções. Várias pesquisas relacionaram a situação descrita com a falta de legitimidade da disciplina em muitas escolas. Por esse motivo, a proposta curricular de Educação Física para as escolas estaduais de Minas Gerais, conhecida como Conteúdos Básicos Comuns (CBC), apresenta razões que justificam o seu ensino nas escolas.

Considerando as razões apresentadas pelo CBC, assinale a alternativa que NÃO justifica o ensino da Educação Física nas escolas estaduais de Minas Gerais.




A) A base para uma nova Educação Física é a consideração de que tudo que é humano deve reproduzir a separação entre corpo e mente, sendo que a Educação Física deve educar o corpo.

B) A escola como tempo e espaço de vivência sociocultural deve extrapolar o âmbito intelectual e se abrir para a pluralidade das potencialidades humanas valorizando as artes e a corporeidade.

C) A reconstrução da Educação Física nas escolas deve considerar competências, habilidades e conteúdos, mas também a formação ética, estética e política dos estudantes.

D) Na busca da formação de pessoas mais felizes, solidárias e integradas, não existe possibilidade de educação ou de formação humana sem a presença da Educação Física no processo.

E) Tendo em vista os problemas que comprometeram o reconhecimento e a presença da Educação Física nas escolas, é necessário reconstruir sua legitimidade.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 185

Vamos para o Anterior: Exercício 183

Tente Este: Exercício 492

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.66ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.60ms))((ts_substr_c=1.18ms))((ts_substr_im=0.76ms))
((total= 6ms))