Procura

DiversosDiversos (4)


EXERCÍCIOS - Exercício 138

  • (FCC 2018)

Leia o texto abaixo sobre a influência das técnicas norte-americanas de redação.

As regras de redação [...] retiravam do jornalismo noticioso qualquer caráter emotivo e participante. Para garantir a impessoalidade (e o ocultamento do sujeito da enunciação), impôs-se um estilo direto, sem o uso de metáforas. [...] a comunicação deveria ser, antes de tudo, referencial.

(Adaptado de: RIBEIRO, Ana Paula Goulart. Jornalismo, literatura e política: a modernização da imprensa carioca nos anos 1950 . Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 1, n. 31, p. 147-160, ago. 2003)

As regras de redação, no jornalismo informativo,




A) recomendam o uso da segunda pessoa do plural para passar a ideia de impessoalidade, como na manchete “ Jovens e treinador perdidos em caverna na Tailândia são encontrados com vida ”.

B) indicam que o uso da terceira pessoa é utilizado para garantir a impessoalidade, como na manchete “ Dólar fecha em alta e fica acima de R$ 3,90, de olho em cenário externo ”.

C) não fazem distinção sobre tempo e pessoas verbais desde que não existam metáforas, adjetivos e advérbios como na manchete “ Ontem crime e castigo, hoje recomeço como trabalhadores: a busca dos jovens pelo caminho do bem ”.

D) recomendam o uso da terceira pessoa, mas apenas do plural, como na manchete “ Amazonas e Roraima têm surto de sarampo ”.

E) para garantir a impessoalidade, indicam o uso da primeira pessoal apenas no plural, como na manchete “ Vamos falar do VAR? "


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 139

Vamos para o Anterior: Exercício 137

Tente Este: Exercício 73

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.93ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.74ms))((ts_substr_c=1.40ms))((ts_substr_im=0.90ms))
((total= 6ms))