Procura

DiversosDiversos (4)


EXERCÍCIOS - Exercício 80

  • (Colégio Pedro II 2018)

Em livro recente, Gomes (2017) examina o que considera uma das mais importantes proposições de Humboldt, a Naturgemälde, termo que pode ser traduzido como “pintura da natureza”. Trata-se de uma imagem presente em sua primeira grande publicação, que segundo Gomes era muito mais que uma mera ilustração de algo explicado no texto:
Trata-se do perfil de montanhas. Ao lado, no ápice da elevação, está indicado Chimborazo [...] que era considerada a montanha mais alta do mundo. À direita, no cume com um cone vulcânico emitindo fumaça, há a indicação do Cotopaxi. [...] No espaço do céu são indicadas comparativamente as altitudes de outras montanhas, situadas na Europa e na Ásia [...]. O desenho da montanha, do lado esquerdo, apresenta aspectos visíveis em seu conjunto, a densa e verdejante vegetação das áreas mais baixas, a gradativa diminuição de volume e do aspecto verde, logo depois as rochas nuas e, acima delas, as neves. [...] Dos dois lados do desenho, ocupando duas largas faixas nas extremidades, estão dispostas colunas [...]. Cada uma contém informações sobre diferentes aspectos que variam segundo a altitude. [...] Os dados nas colunas podem ser lidos de três formas: no sentido vertical [...], no sentido horizontal [...], e a terceira, relacionando os dados expostos nas colunas com as espécies vegetais anotadas sobre o desenho e correlacionando-os ao aspecto visível que nos é dado pela figuração da montanha no desenho.
GOMES, Paulo César da Costa. Quadros geográficos: uma forma de ver, uma forma de pensar. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017, p.37-38.
Após aprofundar a análise da imagem, Gomes afirma que, na prática e de maneira muito própria, Humboldt teria construído com a Naturgemäldeum sistema original de informações geográficas.
Tal comparação se torna possível se considerarmos que os Sistemas de Informações Geográficas (SIG), assim como a Naturgemälde,


A) apresentam dois aspectos fundamentais do conhecimento geográfico, a localização e situações fitogeográficas, possibilitando múltiplos cruzamentos e associações baseadas nos dados organizados.

B) são bases de dados digitais georreferenciados, que podem ser visualizados em mapas de diferentes formas, resultantes do cruzamento de variadas informações localizadas e permitindo múltiplas inferências e análises.

C) provocam o raciocínio com base na coleta, tratamento, recuperação, armazenamento e distribuição de informações, a fim de buscar a conexão de variados elementos que atuam em um fenômeno em uma dada localização.

D) reúnem informações ordenadas segundo um princípio de localização, agregadas sobre um mesmo plano, formando um conjunto, coerente e organizado, oriundo de uma narrativa preestabelecida, com base na qual podem ser tiradas conclusões.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 81

Vamos para o Anterior: Exercício 79

Tente Este: Exercício 287

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.03ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.59ms))((ts_substr_c=1.24ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 7ms))