PedagogiaInclusão e exclusão - diversidade desigualdade e diferença
- (CESGRANRIO 2016)
[...] um dado estatístico, como “nível de escolaridade
médio atingido pelo alunado brasileiro”, não expõe as
diferenças entre o nível de escolaridade de meninos e
de meninas [...]. Entretanto, incluindo-se essas variáveis, o mesmo dado estatístico revelará diferenças que
podem ser analisadas como discriminações.
BRASIL. PCN: Temas transversais . Brasília: MEC, 1998, p. 322.
Adaptado.
A inclusão da categoria de gênero no currículo escolar tem como um dos objetivos
A) estimular a reflexão das subjetividades pessoais na perspectiva da “ideologia de gênero”.
B) dar prioridade ao papel das mulheres na sociedade, a fim de inverter a hierarquia e a dominação masculinas.
C) refletir sobre as desigualdades sociais baseadas nas diferenças de gênero, promovendo maior igualdade entre homens e mulheres.
D) enfraquecer a identidade masculina, questionando a violência doméstica e as desigualdades salariais entre homens e mulheres.
E) minimizar a transformação social, questionando os padrões dominantes de conduta entre homens e mulheres.
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