PedagogiaInclusão e exclusão - diversidade desigualdade e diferença
- (IBADE 2020)
Um dos principais estímulos sobre a informática para pessoas com deficiência é a possibilidade de maior interação social. Existem programas que se adaptam à deficiência de cada aluno, como a lupa para pessoas com deficiência visual, a adaptação do mouse para deficiência motora, entre outros.
Um computador e um software podem se tornar o meio através do qual um aluno com deficiência auditiva estabelece sua comunicação com o mundo. Da mesma forma, pode ser o guia para o aluno com dificuldades visuais.
Algumas escolas já contam com tecnologias assistivas, materiais didáticos e pedagógicos especiais, softwares educacionais que são usados na perspectiva de motivar e valorizar o saber desses alunos, que acabam sendo segregados, sem o devido atendimento e sem a possibilidade de se desenvolverem, apesar de suas limitações.
Segundo Schirmer, a Tecnologia Assistiva é uma expressão utilizada para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiências e, consequentemente, promover:
A) socialização e ludicidade.
B) movimento e execução.
C) autonomia e inclusão.
D) cooperação e solidariedade.
E) estrutura e realização.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 361
Vamos para o Anterior: Exercício 359
Tente Este: Exercício 316
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia