PedagogiaInclusão e exclusão - diversidade desigualdade e diferença
- (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2019)
Mantoan (2006) explicita que a inclusão é uma inovação, demandando esforço de grande parte das escolas de modernização e reestruturação das condições vigentes, considerando as dificuldades dos alunos também resultantes de como o ensino é ministrado e do modo com o qual a aprendizagem é concebida e avaliada.
Para essa autora, são condições que contribuem para que as escolas se transformem em ambientes educacionais realmente inclusivos, exceto:
A) Necessidade de recriar o modelo educacional atual, compreendendo como escolas de qualidade aquelas abertas às diferenças e competentes para ensinar a turma toda.
B) Realização de formação continuada de professores por meio de curso de extensão ou de especialização, a qual lhes possibilite a aplicação de esquemas de trabalho pedagógico pré-definidos em suas salas de aula.
C) Reorganização das escolas nos aspectos pedagógicos, com abertura de espaços para a cooperação, o diálogo, a solidariedade, a criatividade e o espírito crítico entre os membros da comunidade escolar.
D) Garantia de tempo e liberdade aos alunos para que possam aprender, assim como de um ensino que não segregue e valorize a aprovação.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 343
Vamos para o Anterior: Exercício 341
Tente Este: Exercício 293
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia