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PedagogiaInclusão e exclusão - diversidade desigualdade e diferença


EXERCÍCIOS - Exercício 5

  • (VUNESP 2018)

No volume 1 dos Parâmetros Curriculares Nacionais – Introdução, no item “Orientações Didáticas”, quando se aborda a “diversidade”, alerta-se que as adaptações curriculares, necessárias para atender à diversidade existente no país, “não dão conta da diversidade no plano dos indivíduos em uma sala de aula” e adverte-se que “a escola, ao considerar a diversidade, tem como valor máximo o respeito às diferenças – não o elogio à desigualdade. As diferenças não são obstáculos para o cumprimento da ação educativa; podem e devem ser fator de enriquecimento”. Essa ideia é corroborada por Mantoan (2001), no artigo “Abrindo as escolas às diferenças”, quando, ao analisar o exercício do trabalho coletivo e diversificado em sala de aula, afirma que ele desenvolve


A) sentimentos de inferioridade nos membros do grupo que têm deficiências, porque eles não conseguem contribuir de igual para igual para que o conjunto atinja as metas a que se propôs, inicialmente.

B) a cooperação, o reconhecimento das diferenças e a diversidade dos talentos humanos e a valorização do desempenho de cada pessoa para a consecução de metas comuns de um mesmo grupo.

C) tanto os estudantes normais quanto aqueles que têm deficiências, porque o esforço dos primeiros para ajudar na aprendizagem dos outros acaba por fortalecer as aprendizagens deles.

D) desigualmente, uns e outros, tudo dependendo do tipo de deficiência que a pessoa tenha e do grau de tolerância e generosidade dos membros do grupo que não são deficientes.

E) relações de cooperação, importantes para a vida social, mas que não apresenta bons resultados em termos de reais aprendizagens, podendo frustrar o grupo por não atingir metas cognitivas.


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