PedagogiaInclusão e exclusão - diversidade desigualdade e diferença
- (VUNESP 2019)
A Secretaria Municipal de Educação de Peruíbe realizou um ciclo de estudos com as equipes de direção/coordenação das escolas sobre a Inclusão, com apoio no documento “Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva” (MEC-SECADI, 2008) e na obra de Mantoan (2013), na qual a autora, ao analisar a inclusão enquanto inovação, observa que “nas redes de ensino público e particular que resolveram adotar medidas inclusivas de organização escolar, as mudanças podem ser observadas de três ângulos: o dos desafios provocados por essa inovação; o das ações no sentido de efetivá-la nas turmas escolares, incluindo o trabalho de formação de professores; e, finalmente, o das perspectivas que se abrem à educação escolar com a implementação de projetos inclusivos.” A autora afirma que “na base dessas mudanças está o princípio
A) da educação para todos”.
B) humanitário de respeitar as limitações das pessoas”.
C) do respeito mútuo e da ajuda, na busca do bem comum”.
D) burocrático de dispensar tratamento idêntico a todos os indivíduos” .
E) político de cada um receber tudo que necessita e retribuir com tudo de que for capaz.”
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