PedagogiaInclusão e exclusão - diversidade desigualdade e diferença
- (UFMA 2016)
Analise a cena de sala de aula descrita e responda em seguida ao que se pede. Na sala de aula da professora Doralice Silva, 1º. Ano do Ensino Fundamental, escola pública, existem vinte e cinco crianças. Dentre estas, três inclusões, sendo um menino com espectro autista, uma menina com deficiência intelectual e um menino com diagnóstico de hiperatividade. Durante o planejamento de uma sequência didática para trabalhar o sistema de escrita alfabética, Doralice considerou a possibilidade de flexibilização curricular para atender a seguinte realidade: três alunos não estão alfabéticos (um aluno encontra-se na hipótese pré-silábica, outro na hipótese de escrita silábica com valor sonoro e o terceiro na hipótese silábico-alfabética). Assinale a alternativa que melhor define a perspectiva teórica correspondente a essas hipóteses ( Pré-silábica; Silábica; Silábico-alfabética e Alfabética).
A) Teoria da Enunciação e dos Gêneros Discursivos (Mikhail Bakhtin, 1992)
B) A Pré-História da Escrita (Luria e Vigotski 1988)
C) Metodologia da Sequência Didática ( Dolz, Noverraz e Schneuwly, 2004)
D) Teoria dos gêneros Textuais (Bronckart, 2003)
E) Psicogênese da Língua Escrita (FERREIRO e TEBEROSKY, 1979)
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 102
Vamos para o Anterior: Exercício 100
Tente Este: Exercício 92
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia