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PedagogiaInclusão e exclusão - diversidade desigualdade e diferença


EXERCÍCIOS - Exercício 479

  • (Instituto Consulplan 2021)

No paradigma da inclusão, impulsionaram-se projetos de mudanças nas políticas públicas brasileiras, ao se conceber que todos se beneficiam quando as escolas promovem respostas às diferenças individuais dos estudantes. Assinale a alternativa que apresenta a perspectiva atual da educação inclusiva no Brasil.


A) Integração escolar, as pessoas com deficiência na mesma instituição de ensino que as pessoas sem deficiência, em “classes especiais”, o que pressupõe a educação especial como modalidade de ensino substitutiva do processo de escolarização destes alunos.

B) Deve ser substitutiva do processo de escolarização das pessoas historicamente marginalizadas da escola comum. Seja pela homogeneização, seja pela normalização sem a preocupação político-pedagógica de incluir a pauta da educação especial no desenvolvimento dos sistemas regulares de ensino brasileiro.

C) Ocupar exclusivamente do processo de escolarização pela via da homogeneização dos alunos “excepcionais” em espaços escolares ditos “especiais”, que orbitavam à margem do sistema de ensino público e gratuito, integrando os tempos e espaços das escolas regulares, mas ficando a participação circunscrita às “classes especiais”.

D) Ampliar a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular, especialmente daqueles grupos sociais historicamente excluídos da escola, como as pessoas com deficiência, através de uma abordagem humanística e democrática, que perceba o sujeito e suas singularidades tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.


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