Procura

FilosofiaDiversos


EXERCÍCIOS - Exercício 412

  • (IFPI 2022)

Leia os dois trechos a seguir:
“Essa responsabilidade vicária por coisas que não fizemos, esse assumir as consequências por atos de que somos inteiramente inocentes, é o preço que pagamos pelo fato de levarmos a nossa vida não conosco mesmos, mas entre nossos semelhantes, e de que a faculdade política par excellence, só pode ser tornada real numa das muitas e múltiplas formas de comunidade humana.” (ARENDT, Hannah. Responsabilidade e Julgamento. São Paulo: Companhia das Letras, 2004, p. 225).
“Já existe na moral tradicional um caso de responsabilidade e obrigação elementar não recíproca (que comove profundamente o simples espectador) e que é reconhecido e praticado espontaneamente: a responsabilidade para com os filhos, que sucumbiriam se a procriação não prosseguisse por meio da precaução e da assistência.” (JONAS, Hans. O Princípio Responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006, p. 89).
A responsabilidade, segundo esses dois filósofos, deve ser tomada como princípio básico para nossas ações, cujo caráter é moral e político. Arendt e Jonas compartilham qual o entendimento sobre a responsabilidade?


A) O que nos previne da culpa coletiva, isto é, graças à responsabilidade asseguramos a vida em comunidade e nos distancia dos perigos de ações violentas e destruidoras do espaço público.

B) A responsabilidade para ambos deriva do fato de vivermos em comunidade, bem como está alicerçada na liberdade, pois é por meio da ação responsável que exercitamos a liberdade e garantimos o espaço para que as futuras gerações também a vivenciem.

C) A responsabilidade resguarda a individualidade e protege cada ser humano de catástrofes capazes de destruir sua vida.

D) Para Jonas e Arendt a ação moral responsável é o elemento transcendente que se manifesta, primordialmente, na paternidade e na maternidade, arquétipos éticos dado pela própria natureza.

E) Alicerçada metafisicamente na ideia de que o ser humano é, por natureza, o agente destinado a cuidar do mundo, do meio ambiente e dos demais seres vivos. Algo que quando nos negamos a assumir, representa que não reconhecemos nosso dever com nossa comunidade.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 413

Vamos para o Anterior: Exercício 411

Tente Este: Exercício 37

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Filosofia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+