Procura

FilosofiaDiversos


EXERCÍCIOS - Exercício 346

  • (IF-TO 2021)

Em se tratando das competências gerais para a Educação Básica, é sabido por todos que são definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tais competências encontram-se organizadas por grandes áreas, quais sejam:

I. Linguagem e suas tecnologias. II. Matemática e suas tecnologias. III. Ciências da Natureza e suas tecnologias. IV. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
No documento, a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas é composta pelos saberes das disciplinas Filosofia, Geografia, História e Sociologia. As competências específicas dessas áreas são:


A) Analisar processos políticos, econômicos, sociais; Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços; Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais; Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas; Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos; Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

B) Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas; Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitar as diversidades, a pluralidade de ideias e posições e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza; Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global; Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso; Compreender os múltiplos aspectos que envolvem a produção de sentidos nas práticas sociais da cultura corporal de movimento; Apreciar esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais; Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas.

C) Utilizar estratégias, conceitos e procedimentos matemáticos para interpretar situações em diversos contextos; Articular conhecimentos matemáticos ao propor e/ou participar de ações para investigar desafios do mundo contemporâneo e tomar decisões éticas e socialmente responsáveis; Utilizar estratégias, conceitos e procedimentos matemáticos, em seus campos – Aritmética, Álgebra, Grandezas e Medidas, Geometria, Probabilidade e Estatística –, para interpretar, construir modelos e resolver problemas em diversos contextos; Compreender e utilizar, com flexibilidade e fluidez, diferentes registros de representação matemáticos; Investigar e estabelecer conjecturas a respeito de diferentes conceitos e propriedades matemáticas.

D) Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos; Construir e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar decisões éticas e responsáveis; Analisar situaçõesproblema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo.

E) Nenhuma das alternativas.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 347

Vamos para o Anterior: Exercício 345

Tente Este: Exercício 351

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Filosofia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+