Procura

FilosofiaDiversos


EXERCÍCIOS - Exercício 273

  • (IF Sul Rio-Grandense 2021)

GyörgyLukács, no primeiro capítulo da obra Para uma ontologia do ser social I, faz uma análise crítica do neopositivismo e do existencialismo.
Segundo o texto lukacsiano, qual é a posição que essas duas correntes do pensamento contemporâneo tomam diante da questão ontológica?


A) Tanto o neopositivismo quanto o existencialismo são inimigos de uma ontologia objetiva e racionalmente apreensível. No quesito ontológico, essas duas escolas filosóficas são irmãs gêmeas, ambas geram, cada uma a seu modo, formas subjetivas de manipulação da realidade.

B) O neopositivismo realiza num grau máximo de perfeição a teoria da dupla verdade do Cardeal Belarmino. O existencialismo sustenta, de forma contraditória, duas ontologias, sendo uma falsa e outra verdadeira.

C) O desenvolvimento do neopositivismo não engendra a necessidade de religião no mundo contemporâneo, pelo contrário, a combate e a impossibilita. O desenvolvimento do existencialismo não combate, não defende e nem exige a religião, ainda que lhe possibilite.

D) O neopositivismo nega o aspecto ontológico da ciência apresentando-a como neutra diante da realidade. O existencialismo sustenta uma ontologia concreta e racionalmente apreensível.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 274

Vamos para o Anterior: Exercício 272

Tente Este: Exercício 424

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Filosofia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+