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EXERCÍCIOS - Exercício 396

  • (IFPI 2022)

O texto abaixo apresenta uma posição do professor e filósofo Sílvio Gallo sobre o ensino de filosofia: “
(...) me parece que o desafio que está posto para nós, ao ensinar filosofia, é ensinar filosofia como um convite para que cada um dos nossos estudantes façam eles próprios no seu pensamento a sua experiência de pensamento, mas, uma experiência de pensamento que eles jamais poderiam fazer sozinhos. Eles só vão poder fazer se tiverem a oportunidade de uma ou duas horas por semana, em sala de aula, na escola, estar com um professor filósofo e que, portanto, experimenta a filosofia como atividade e que convide os estudantes a fazerem essa atividade com ele. Vejam que o que eu estou falando aqui não se trata de uma filosofia que pode ser aprendida exclusivamente nos livros, mas é uma filosofia que só pode ser aprendida por essa frequentação e é essa filosofia que do meu ponto de vista faz sentido estar na sala de aula, não como uma filosofia que simplesmente indique fórmulas que vão ser memorizadas pelos alunos, mas, uma filosofia que convide a pensar junto, que convide a fazer junto. E repito, esse pensar junto e esse fazer junto, pode ter como intervenção fundamental o texto de filosofia através do qual nós podemos acompanhar o movimento dos pensamentos dos filósofos e, ao acompanhar esse movimento, fazer o nosso próprio movimento de pensamento no nosso pensamento, com criatividade, com competência e com qualidade”. (GALLO, Sílvio. O ensino de filosofia. Revista Trilhas Filosóficas. Ano 9. Nº 2. Jul-dez. Caicó, 2016. p. 28.)
Analisando o que apresenta Sílvio Gallo, no trecho acima, podemos AFIRMARque:


A) O autor defende que o ensino de filosofia na educação básica deve ser realizado por meio de projetos, sem horários definidos em sala de aula, uma vez que estaria presente junto às demais disciplinas curriculares de modo transversal.


B) Ao afirmar que ensinar filosofia deve ser um convite para que os(as) alunos(as) façam no seu próprio pensamento sua experiência de pensamento, Sílvio Gallo defende que o ensino de filosofia não deve ser realizado por meio da frequentação aos textos filosóficos clássicos.

C) O autor defende que o ensino de filosofia deve se voltar exclusivamente ao estudo dos textos dos filósofos, pois não se aprende filosofia sem a memorização da história da filosofia.

D) Sílvio Gallo defende que ensinar filosofia implica um pensar junto, que envolve o(a) professor(a), o(a) aluno(a) e o texto filosófico – como expressão do movimento do pensamento dos filósofos – em um processo de pensamento ação criativo.

E) O ensino de filosofia na educação básica, segundo o autor, exige uma rigorosa metodologia de investigação filosófica que deve enfatizar a exegese dos textos clássicos.


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